header_blood_test1
header_blood_test1

O exame sanguíneo é um exame laboratorial que determina o grupo sanguíneo de uma pessoa. Este exame é essencial se a pessoa, por exemplo, sofre uma perda de sangue depois de um acidente e necessita uma transfusão urgente ou está a planear uma doação. Não todos os tipos de sangue são compatíveis, pelo que se torna fundamental conhecer o grupo sanguíneo, para evitar receber uma transfusão na qual o corpo produza anticorpos e ataque o sangue do doador. Também no caso de mulheres grávidas é imprescindível detectar se existe alguma incompatibilidade entre o sangue da mãe e do bebé, que poderá inclusive conduzir a lesões irreversíveis no bebé.

Conhecer o grupo sanguíneo ( A, B, AB ou O) e o factor Rh (positivo ou negativo) é importante em casos de emergências médicas. No entanto, se o factor Rh é positivo ou negativo é ainda mais importante no caso das mulheres grávidas. Durante a gravidez, pode existir “imcompatibilidade Rh no sangue”. Isto sucede quando uma mãe com Rh negativo têm um bebé Rh positivo. Neste caso, anticorpos da mãe podem atacar os glóbulos vermelhos do sangue no desenvolvimento do Bebé. O bebé pode acabar por padecer de anemia grave e até provocar a morte.

No Centro Médico Internacional (CMI) oferecemos a possibilidade de realizar exames sanguíneos com atenção personalizada. O objectivo é detectar os factores de risco e determinar as recomendações que irão influir no bem-estar do paciente.

Porque deveria conhecer o meu grupo sanguíneo:
-Imprescindível ter em conta o grupo sanguíneo ao doar sangue, devido a que alguns tipos de sangue não sejam compatíveis;
-Um exame de Rh em uma mulher grávida detecta se o sangue é compatível com o do seu bebé;
-Segundo o grupo sanguíneo, poderá detectar-se um maior ou menor risco de sofrer doenças do foro cardíaco e coágulos de sangue, entre outras patologias.

 

Para mais informação contactar:
telefone: 996 600 600
email a: consultas.cmi@spherabluoshen.com
CMI. Centro Médico Internacional